sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Papisa (ou A Sacerdotisa)

Continuando com a série sobre os arcanos do Tarot, neste artigo, falarei da Papisa, o Arcano da Sabedoria, da Gnose e do Princípio Receptivo.


Analisando a lâmina, vemos uma mulher que está sentada e está com um livro aberto no seu colo, e uma tríplice coroa, parecida com a tríplice coroa usadas pelos Papas, durante sua coroação. Hoje em dia esta coroa não é mais usada, pelo menos pelos últimos 3 Papas, em uma tentativa de diminuir a ostentação da igreja. A personagem está olhando para o lado esquerdo, e veste uma túnica vermelha sob um manto azul e verde. Sobre seu ombros há um véu. Ao fundo vemos uma cortina. Uma coisa que os Tarólogos comentam muito é que esta figura ultrapassa a margem superior da lâmina. Esta característica só será encontrada no arcano XXI – O Mundo.


Existe uma lenda sobre este arcano, que fala da Papisa Joana, a única mulher que assumiu a posição de Papa da Igreja Católica.

Segundo a Wikipedia: “A Papisa Joana teria sido a única mulher a governar a Igreja durante dois ou três anos, segundo uma lenda que circulou na Europa por vários séculos. A papisa Joana é considerada pela maioria dos historiadores modernos e estudiosos religiosos como fictícia, possivelmente originada em uma sátira anti-papal.”


Segundo René Guénon in Symboles Fondamentaux de la Science Sacrée, ela ficou grávida e ocultou a gravidez debaixo da vestes papais, no entanto, durante uma procissão, deu a luz, provocando a ira da população. Com a dramática descoberta do embuste, o enfurecido séquito papal teria assassinado Joana e seu filho. Antigas tradições romanas asseguram que, no lugar do homicídio, permaneceu durante séculos um túmulo ornado por seis letras P, que podiam ser lidas de três maneiras diferentes (jogando com a inicial comum a Papa, Pedro, pai e parto). Ainda com relação a essa lenda, deve-se assinalar um fato notável: na célebre Bíblia ilustrada alemã do ano de 1533, a grande prostituta do Apocalipse está representada com uma tiara na cabeça, A tradição afirma que foi desenhada deste modo por desejo expresso e sugestão de Martinho Lutero.


Existe, na história do Egito, uma mulher que se tornou Faraó, seu nome era Hatshepsut, que era retratada como homem, inclusive ostentando um cavanhaque cerimonial, indicativo da figura de um Faraó, assunto para outro artigo.


O Significado místico desta lâmina é bem complexo, A leitura da Papisa significa Sabedoria, Gnose, A Igreja Oculto, Reflexão, a Cabala, o Principio Feminino, Intuição, Piedade, Paciência e para os Astrólogos, a influência passiva de Saturno. Alguns tarólogos a interpretam como Reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta. Paciência, sentimento religioso, resignação. Favorável às coisas ocultas. A Papisa é o principio feminino, mantido reprimido pelas religiões ocidentais e transformado em leis e costumes até o século passado, e que hoje está sendo liberado de forma lenta mas contínua. Não interpreto como sendo o feminismo radical que temos hoje, mas um equilíbrio com o princípio masculino como duas forças que se complementam sem que uma ou outra prevaleça como dominante.
________________
Baixe Gratuitamente meu livro”A Terra santa - Israel Uma Visão Particular” em:http://www.ayltondoamaral.com/A_Terra_Santa_-_Israel_Uma_Visão_Particular.pdf

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A Bíblia do Diabo


Peço licença a todos para interromper minha série sobre o Tarot, terminei minha pesquisa sobre mais um livro misterioso e gostaria de compartilhar um resumo com vocês. Muitos me perguntam se não tenho mais nada a fazer a não ser escarafunchar velharias. Respondo que sim, é a melhor coisa do mundo a se fazer, principalmente pela aura de mistério que cada um deles nos traz.
O livro em pauta, mede quase 1 metro de comprimento, pesa uns 90 quilos e tem mais de 600 páginas em pergaminho (pele de asno), capa e contracapa, de madeira, forradas com couro curtido e enfeitadas com cantoneiras de latão com entalhes. Atualmente está exposto na National Library, em Estocolmo.
Seu nome oficial é “Código Giga”. Segundo alguns, foi feito em um mosteiro da Boêmia a partir do século XIII. Chegaram até a querer declará-lo como uma das maravilhas do mundo. Felizmente desistiram.
A razão da existência deste livro dá origem a várias lendas. A mais conhecida delas é de que o livro teria sido escrito por um monge, que como punição aos seus pecados, iria ser emparedado e deixado ali até a morte. No desespero, ele fez um acordo com os superiores do mosteiro, prometendo escrever um livro em um período de uma noite. No entanto, percebendo que não iria conseguir, fez um pacto com o diabo, sendo atendido e se livrado da cruel pena, razão pela qual, várias pessoas consideram o seu texto amaldiçoado. É uma relíquia raríssima, estimam que vale em torno de 15 milhões de Euros.
Tem que ser alguém corajoso para adquiri-lo, pois o Codex Giga tem fama de atrair má sorte para quem o possui, provocando infortúnio e morte. Existem várias lendas narrando o destino de alguns proprietários.
Outro fato intriga os estudiosos: faltam sete páginas no volume; páginas que, dizem, continham um segredo muito antigo.
Sua página mais famosa, contém um grande desenho de um diabo, razão de seu nome mais conhecido. A imagem é precedida por uma conjuração por meio do qual é possível comunicar-se com espíritos, entidades demoníacas e um encantamento para comandar essas criaturas.
Como o leitor pode notar na figura, não é tão assustador assim. Hoje em dia, os diabos são infinitamente piores, mais organizados, são certificados e seguem padrões ISO, Itil, Six Sigma, SOx e outras sopas de letrinhas. No entanto, se nos situarmos na idade média, onde a igreja detinha o poder das mentes e dos corações do mundo ocidental, este desenho tinha muito significado e tirava o sono de muita gente.
Escrito em latim, o Livro Gigante contém uma versão do Antigo e do Novo Testamentos e não constam os Atos Apostólos e o Apocalipse. Depois da Bíblia, vem uma transcrição da Etymologiae enciclopédia de Isidore de Seville, que consiste em um resumo do conhecimento das ciências da época, incluindo a idéia da esfericidade da Terra, o que, para muitos o tornou realmente demoníaco.
Também estão no Livro: uma cópia de Antiquities of The Jews "Antiguidades Judaicas" e Jewish Wars [Guerras Judaicas], do escritor Flavio Josefo, que viveu nos anos 90 d.C. e narrou diversas passagens importantes do cristianismo e judaísmo. Possui também, uma versão dos Hebrew Books [escrituras hebraicas]; uma cópia de Chronicle of Bohemia de Cosmas de Pragye [1045-1125], padre boêmio.
Baixe Gratuitamente meu livro"A Terra santa - Israel Uma Visão Particular" em:http://www.ayltondoamaral.com/A_Terra_Santa_-_Israel_Uma_Visão_Particular.pdf