sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


Eis um arcano marcante:
O Imperador é um arcano forte, simbolizando principalmente a autoridade. Notem que os algarismos romanos estão representando o número 4 como “IIII” e não como “IV”, que é normalmente representado. Esta forma de representar números é característica do Tarot, principalmente no Tarot de Marselha.

Na maioria das representações, vemos um homem com uma coroa, de perfil, sentado (ou encostado) em um trono com as pernas cruzadas. Carrega um cetro encimado por um orbe, que são característicos do poder real. Aos pés do trono há uma imagem de uma águia, olhando para a esquerda. Um detalhe importante é o chão onde fica o trono, que parece ser um solo árido, apenas com uma pequena gramínea crescendo aos pés do homem.

A razão das pernas cruzadas é tema polêmico entre os estudiosos, uns dizem que é a posição que os antigos magistrados tomavam quando estavam em tribunais. Outros dizem que têm origem na posição de concentração dos antigos Yogues.

O Imperador significa o poder, a autoridade, a liderança, a figura paterna. Interpretando à luz da Cabala, também significa o tetragrammaton Yod – He – Vav– He, o quaternário, a pedra cúbica ou sua base, que é o trabalho do aprendiz pedreiro. Na Astrologia representa uma conjunção saturno-marte, que é o poder sendo exercido pela força.

Alguns Tarólogos interpretam no sentido positivo, os bens, o poder terreno, contratos assinados, acordos. No sentido negativo: Queda financeira, perda de bens, perda de autoridade, sofrimento de oposição, aparecimento de adversário poderoso.

Esta carta aparece para pessoas líderes naturais e também para pessoas que têm problemas com autoridade, pessoas rebeldes têm esta carta aparecendo de forma negativa ou positiva e até as duas coisas. Todos temos de alguma forma o imperador, sejamos nós lideres ou seguidores.
Muitas pessoas o associam com Osíris e as Ordens Guardiãs do Santo Graal.

Imperador pressupõe liderança e devemos ter discernimento para distinguir um líder de um “chefe”. O líder tem diversas características marcantes, dentre elas a humildade e o desejo de servir, o que difere do chefe que manda por mandar e utiliza o orgulho e a prepotência para exercer sua autoridade. O Imperador não é o “Cagonauta” (Vide artigo do Luciano Pires).

Um exemplo bastante interessante são os nossos políticos, que de Imperador não têm nada, estão mais para outros arcanos que mencionarei mais adiante em outros artigos. Existem muitos líderes, que podemos associar com o Imperador, dentre eles, Franklin Roosevelt, Nelson Mandela, Antonio Ermírio de Moraes, Mahatma Ghandi, Jesus Cristo e outros grandes exemplos.
Este arcano nos permite sermos agressivos (no bom sentido), corajosos, ousados. Nos indica que devemos conquistar a liderança. Em situações onde existe o caos este arcano nos aconselha pararmos, pensarmos e atuarmos de forma a organizar e tomar o controle.
Baixe Gratuitamente meu livro"A Terra santa - Israel Uma Visão Particular" em:http://www.ayltondoamaral.com/A_Terra_Santa_-_Israel_Uma_Visão_Particular.pdf Aylton do Amaral www.ayltondoamaral.com