terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Sufismo

Espero que na época da divulgação deste texto, já tenhamos passado da “febre eleitoral” que andou assolando o país. Seja qual for o político ou partido eleito, nosso país continuará o mesmo, pois o que muda um país não são os políticos que o governam, mas sim o povo, com atitudes, respeito ao próximo e o conceito de que não somos uma unidade, somos parte de um todo e só um todo muda as coisas.

Vamos então ao nosso assunto:

Muito pouca gente já ouviu falar nos Dervixes, um grupo de pessoas que dançam em um giro quase perpétuo dentro de uma espécie de estado de transe em que se comunicam com o que diversas pessoas chamam de “Astral Superior”, “Comunicação com o Divino” ou outras denominações, dependendo da base religiosa de quem vê ou conhece o fato. Segundo seus membros, durante este estado, os praticantes entram em contato com a sabedoria universal, Chamada de de Inconsciente Coletivo, segundo seguidores de Jung, ou até mesmo os arquivos Acásicos, onde estão guardados os grandes segredos da sabedoria universal. Os membros são também conhecidos como Amigos da Verdade, os Construtores ou Mestres (como os maçons), Povo do Caminho (como os Essênios pré-Cristãos) e muitas outras denominações.

Quem não leu Khalil Gibran, principalmente sua obra mais famosa “O Profeta”?
Se alguém não leu, eu recomendo fortemente, pois é um livro maravilhoso, e que também contém toda a base da filosofia Sufi. O livro fala de um mestre Sufi, visitando uma cidade e que responde perguntas dos moradores.

Uma das passagens fala:

“.....Depois, uma mulher que trazia uma criança ao colo disse, Fala-nos das Crianças.
E ele respondeu:
Os vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da Vida que anseia por si mesma.
Eles vêm através de vós mas não de vós.
E embora estejam convosco não vos pertencem.
Podeis dar-lhes o vosso amor mas não os vossos pensamentos, pois eles têm os seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar os seus corpos mas não as suas almas.
Pois as suas almas vivem na casa do amanhã, que vós não podereis visitar, nem em sonhos.
Podereis tentar ser como eles, mas não tenteis torná-los como vós.
Pois a vida não anda para trás nem se detém no ontem....”

Ás vezes fico pensando: Como pode um texto antigo ser tão atual ? Ainda é muito arraigada aqui no ocidente a idéia de que os filhos são propriedade dos pais, e este texto explica de uma forma poética a realidade dos fatos.

Quem já os viu dançar, fica perplexo, com o tempo em que estas pessoas ficam girando em torno de si mesmas por horas, sem sentirem absolutamente nada.



O primeiro engano das pessoas que tem contato pela primeira vez com o Sufismo, é o de achar que é uma seita mística Muçulmana. Alguns autores também definem a origem com sendo Islâmica, no entanto alguns outros autores, com os quais humildemente concordo, preconizam a existência muito anterior a Maomé. Muitas religiões têm em suas práticas e doutrinas algo do Sufismo. Segundo alguns estudiosos mais “crédulos”, o Sufismo possui mais de 70 mil anos, com existência anterior ao Dilúvio Sumério (A epopéia de Gilgamesh), mas isto é uma teoria que ainda precisa ser aceita pelos meios científicos/acadêmicos. O Sufismo tem penetração até nos contos das Mil e Uma Noites e alguns esotéricos afirmam que Hermes Trismegisto e Zoroastro seriam os seus primeiros mestres.

Segundo Ligia Cabus :,” A Irmandade já existia em Medina quando Muhammad, precursor do Islã, apareceu com seu discurso muito inflamado e mal articulado [no século VII d. C. anos 600]. Todavia, foi na época do alvorecer do Islã que os Irmãos Mestres Construtores adotaram a denominação Sufi, depois de um juramento de fidelidade à causa muçulmana em circunstâncias semelhantes àquelas que constrangeram o mestre Galileu no Vaticano e se retratar e admitir que o globo é plano! Ou seja: Diga o que Eles querem e salve sua vida. “

A origem do termo Sufi, é também discutível, pois alguns lingüistas a definem como uma mistura de Persa, Aramaico, Àrabe e grego. O significado desta palavra pode ser, desde a Túnica utilizada por Jesus Cristo; puros; sábios e até mesmo a contração do termo Ain-Soph da Cabala, que é a sabedoria compartilhada. O pensamento sufista está contido nas idéias de pensadores como Roger Bacon, Raymond Lully, São João da Cruz e outros. O Sufismo é dividido em Ordens, também chamadas de Tariqas, (em torno de 97), espalhadas no continente asiático, oriente médio e áfrica.

Inspirador de muitas sociedades secretas, religiões, pensamentos filosóficos de grandes mestres, o Sufismo Permanece uma filosofia de beleza ímpar, a ainda desafia os maiores eruditos.

“Sufi é aquele que está morto para o Si mesmo e vive da Verdade. Tendo transcendido as limitações humanas, Sufi é aquele que alcançou Deus “ - A. Hujwiri, 1936

“Eu morri como um mineral, uma pedra, e me tornei uma planta
Eu morri como planta e renasci animal
Eu morri como um animal e depois eu era um Homem
E muitas vezes eu morri e vivi como homem
Por quê eu deveria temer me perder na morte?
Todas as vidas passam, até mesmo a vida dos Anjos
Somente Deus é imperecível
Quando deixei de ser uma alma angelical
Eu passei a Ser algo que a mente nem pode conceber
Oh, deixe-me Não-existir; deixe Estar na Não-existência
Deixe-me voltar para Ele “
- Mawlānā Jalāl-ad-Dīn Muhammad Rūmī

Fontes:
Encyclopaedia of Occultism. Courier Dover Publications, 2003 - p 127. In Google Books.
GODLAS, Alan. Sufism, Sufis and Sufi Orders. ─ [www.uga.edu/islam/Sufismhtml]
HUJWIRI, A.. The Kashful al-Makhjub, p 30. Londres: Gibb Memorial Trust, 1936
MOSSO, Gelder Manhes. Caminhos do Desconhecido. Mauad Editor, 1899 In Google Books.
KEEP, Marc Andre R.. O Sobrenatural Através dos Tempos. São Paulo:
IBRASA-Proton Editora, sem data ─In Google Books
LePAGE, Victoria. Sufis and The Nine Unknowns, 2007. In [www.victoria-lepage org/sufis_nine_unknowns.htm] .. Shamballa.
SIGNIER, Jean-François e THOMAZO, Renaud. Sociedades Secretas, vol I ─Sociedades Secretas Religiosas. [Trad. Ciro Mioranza]. São Paulo: Larousse,2008
WIKIPEDIA Espanhol. Sufismo. [http://es.wikipedia.org/wiki/Sufismo] Português. Sufismo. pt.wikipedia.org/wiki/Sufismo English. Rumi. Sema.


Baixe Gratuitamente meu livro"A Terra santa - Israel Uma Visão Particular" em:
http://www.ayltondoamaral.com/A_Terra_Santa_-_Israel_Uma_Visão_Particular.pdf